COMUNICADO IMPORTANTE - 17º CBGE
Riscos Geológicos em Obras de Engenharia
Simpósio de Obras de Infraestrutura e Investigações – SOI
27 a 30 de setembro de 2021
Clique aqui para assistir
“Eventos Extremos e sua repercussão na Geologia de Engenharia e Ambiental”
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2000), doutora em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e especialista em gestão de riscos geológicos pela Universidade de Genebra - Suíça (2012). Foi professora contratada da UnB, entre 2004-2006. Atuou como Geóloga plena, entre 2006 e 2008, na iniciativa privada, na área de Geotecnia para Mineração e Projetos de Hidroenergia. Desde 2008, atua como pesquisadora em geociências na Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais/Serviço Geológico do Brasil, na área de Geologia de Engenharia, com ênfase na prevenção de desastres.
Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Geologia Estrutural pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989), doutorado em Geotecnia na COPPE/UFRJ (2000) e especialização em Hidrogeologia em curso patrocinado pela Comissão Internacional de Energia Nuclear na Universidad de LaRepública, Uruguai (2004). É Professor Titular do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto desde 1994. Trabalhou como geólogo na Associação Brasileira de Cimento Portland (1985/1987) e na Petrobrás (1989-1994). Atua principalmente nos seguintes temas: Geologia de Engenharia, Hidrogeologia e Geofísica Aplicada.". É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UFOP.
Geólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1986), Mestre em Engenharia de Barragens pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2003), Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral – FDC (2009), MBA em Negócios de Energia Elétrica e Gás pela Fundação Dom Cabral – FGV (2011). Experiência na área de Geotecnia, com ênfase em Geologia de Engenharia, tendo atuado durante 35 anos na CEMIG em projetos e implantação de Usinas Hidrelétricas podendo-se destacar as UHES Nova Ponte, Miranda, Queimado, Capim Branco I/II e Irapé, além de Prospecção de Gás Natural para Termoelétricas. Trabalhou também na área de Novos Negócios e Ativos da Geração da CEMIG com Estudos de Viabilidade de Usinas Hidrelétricas e como Gerente Executivo de Empreendimentos na CEMIG. Atualmente atua como consultor autônomo em geologia de engenharia e geotecnia.
Engenheiro geólogo pela Escola de Minas de Ouro Preto, MSc em Geotecnia (Universidade de São Paulo). Experiência profissional: Golder Associates Brasil (Coordenador de Projetos), VOGBR Recursos Hídricos e Geotecnia (Gerente Técnico) e desde 2014, Sócio-Diretor da F&Z Consultoria e Projetos. Atua na área de consultoria/projetos de geotecnia aplicada a mineração, especialmente, em mecânica de rochas, taludes de cavas a céu aberto e lavra subterrânea. Possui trabalhos publicados, e co-autor do Capitulo 10 – Soft Iron Ores and Other Leached Rocks do Guidelines for Open Pit Slope Design in Weak Rocks publicado em 2018.
- M.Eng. em Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios pela Puc Minas
- M.Sc. em Engenharia Geotecnica pela UFOP
- B.Sc. em Engenharia Geológica pela UFOP
- Coordenador de Geotecnia Corporativa (Escavações a Ceu Aberto e Subterrâneas) na Anglo American Brasil
- Empresas anteriores: Votorantim Metais e Concremat
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Geologia Ambiental e Conservação de recursos naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). É professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é vice-diretora do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia de Engenharia e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas urbanas, avaliação geológico-geotécnica, escorregamentos de taludes rochosos.
Engenheiro Civil formado na PUCC de Campinas, com mais de 35 anos de experiência na área de infra-estrutura, ocupou vários cargos de gerência nos mais de 22 anos de trabalho na CESP- Cia Energética de São Paulo, culminado como Assessor Diretoria de Engenharia. Foi Gerente de Construção e Assessor de Diretoria da FDE- Fundação para Desenvolvimento da Educação, órgão estadual responsável pelas mais de 6000 escolas do Estado de São Paulo. Trabalhou nas Construções das Usinas de Barra Grande e Campos Novos, as duas mais altas barragens brasileiras e na Usina de Santo Antonio situada no Rio madeira, como Gerente de Engenharia. Atua na ABGE, desde 1983. Presidente do 8° Congresso Brasileiro, tem pela ABGE, seus fundadores, Associados, colaboradores e Funcionários grande respeito e admiração. Atualmente é presidente da ABGE, na gestão de 2021- 2022
Graduada em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Pós-Graduada em Sistema Mínero-Metalúrgico em uma parceria da VALE com a UFOP e em Engenharia Geotécnica- Fundações e Obras de Terra pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Iniciou seus trabalhos em projetos de Engenharia Geotécnica voltadas para a mineração na extinta Vogbr Engenharia e atua há 8 anos na WALM Engenharia, principalmente em projetos de cavas, barragens, pilhas de estéreis.
Geólogo formado pela USP em 1985, Especialista em Solos pela Universidade de Paris em 1989, Doutor em Geografia Física em 1996, atuou na Divisão de Geologia do IPT de 1985 a 2006, fundou e dirige até atualmente a empresa Geotec de Consultoria em Geologia e Licenciamento Ambiental. Presidente da ABGE entre 2009 e 2011. Especialista em controle de erosão e em gerenciamento de estudos de impacto ambiental.
Geólogo pela UNESP – Campus de Rio Claro (1981). Mestre em Geotecnia pela USP – Escola de Engenharia de São Carlos. Doutor pela USP – Escola de Engenharia de São Carlos (1999). Professor convidado pelo Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1995 – 2000). Geólogo pesquisados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo – IPT, onde atuou em projetos e pesquisas na área de Geologia de Engenharia e Geotecnia em hidrelétricas, túneis, encostas naturais (Serra do Mar), dutovias, estradas, mineração a céu aberto e subterrânea, entre outros. Atuou e atua em empresas de projetos de Engenharia Geotécnica voltadas para a mineração em Belo Horizonte (BVP Engenharia, Vogbr Engenharia, e atualmente na Walm Engenharia), principalmente em projetos de cavas, mineração subterrânea, barragens, pilhas de estéreis (14 anos).
Engenheiro Civil formado na Universidade Católica de Minas Gerais (1978), com mais de 40 anos de experiência na área de investigações geológico-geotécnicas. Fundador em 1981 da empresa PROGEO GEOLOGIA E SONDAGENS LTDA, especializada em execução de sondagens geológico-geotécnicas, onde por 15 anos (1981 a 1996) esteve no cargo de Diretor Técnico, atuando diretamente em vários Projetos de Engenharia no Brasil e no exterior, entre eles as investigações geológico-geotécnicas para as hidrelétricas de Igarapava, Capim Branco, Nova Ponte, Miranda, Funil, São Romão, Grão Mogol, e ainda em projetos de infraestrutura industriais e rodoviários no Brasil e Bolívia. Em 1996 fundou a REDE ENGENHARIA E SONDAGENS S/A, onde ocupou por 24 anos (1996 a 2020) a Diretoria Técnica, empresa que além de atuar na área de investigações geológico-geotécnicas expandiu as atividades para execução de sondagens geológicas para a pesquisa mineral, participando nesse período de praticamente todos os projetos de pesquisa na província mineral de Carajás e em outras regiões do Brasil.
Geóloga, mestre e doutora em ciências pelo Instituto de Geociências da USP. Foi pesquisadora do IPT (1981 a 2012) onde, entre outros, exerceu chefia do Agrupamento de Engenharia de Rochas da Divisão de Geologia, no período de 1998 a 2005. Experiência em Geociências, com ênfase à Geologia de Engenharia, atuando desde 1990 nas áreas de caracterização tecnológica, petrográfica e mineralógica de minerais e rochas industriais, principalmente rochas ornamentais. Especialização, a partir de 2000 no estudo da alterabilidade de rochas e desenvolvimento de trabalhos voltados à especificação destes materiais para uso na construção civil. Desde 2012 atua em assessoria e consultoria, bem como atividades acadêmicas junto a instituições científicas, na área de tecnologia de rochas. Foi presidente da ABGE (gestão 2006-2008), vice-presidente para a América do Sul da IAEG (2015-2018) e da subcomissão em “Heritage Stone” da IUGS (2016-2019). Atual diretora de comunicação da ABGE.
Geólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2007).
Experiência profissional:
Amarillo Mineração (Geólogo de Exploração), VOGBR Recursos Hídricos e Geotecnia (GeólogoGeotécnico) e desde 2017, Coordenador da Área de Geologia da WALM Engenharia.
Atua na área de consultoria/projetos de geotecnia aplicada a mineração, com atividades voltadas para
classificação de maciços rochosos, elaboração de estudos de modelagem geomecânica 3D,
dimensionamento de taludes para cavas a céu aberto utilizando softwares específicos, projetos de
escavações subterrâneas e geotecnia para fundação de pilhas de estéril/minério e barragens.
Geólogo graduado em 2005 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em 2007. Com 16 anos de experiência na área de geotecnia sendo, destes, 14 anos dedicado a geotecnia para mineração. Durante a carreira, atuou e atua nas temáticas de caracterização geológico-geotécnica de fundações, modelamento geomecânico (2D e 3D), avaliações de estabilidade (determinística e probabilística) e obras de contenções de taludes de cava a céu aberto, ferrovias e obras viárias. Trabalha na DF+ Engenharia Geotécnica e Recursos Hídricos como coordenador de projetos de engenharia geotécnica, participando ativamente, tanto com foco técnico quanto de gestão de equipes multidisciplinares, em projetos geotécnicos de estabilização de taludes, empilhamentos e barragens.
Geólogo pelo Instituto de Geociências da USP (1973; Mestre em Geologia de Engenharia (Imperial College, 1982); Membro do Imperial College (DIC, 1983); Mestre em Geotecnia (EESC - USP, 1985); e, Doutor em Engenharia (EP-USP, 2001). Consultor em geologia de engenharia, geotecnia e meio ambiente para projetos e obras de infraestrutura e para gestão, implantação e operação de aterros de resíduos sólidos. É diretor da ENGEO Consultoria e Projetos. Foi Pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (1974-86); e, geólogo de engenharia na Themag (1986-95). Na área de gestão de resíduos sólidos e gerenciamento de áreas contaminadas tem participado em estudos, projetos, operações, licenciamentos ambientais e monitoramentos geotécnico e ambiental de vários empreendimentos de disposição de resíduos. Vice-Presidente para a América do Sul da IAEG (2007-2010). Professor de "Geologia Aplicada à Engenharia" da FE-FAAP (1980-98). Docente de "Geotecnia Ambiental" do Programa de Especialização em “Investigação do Subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente” do IPT. Elaborou com coautores os capítulos “Águas de Superfície” e “Gestão de Resíduos Sólidos” do livro Geologia de Engenharia e Ambiental (2018) da ABGE.
Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais na mesma instituição, atua como Pesquisador em Geociências no Serviço Geológico do Brasil-CPRM, onde exerce a função de Coordenador Executivo dos mapeamentos de áreas de perigo e risco geológico realizados no território nacional. Atuou em atividades de consultoria voltadas ao desenvolvimento de projetos de engenharia geotécnica, destinados à implantação, operação e estabilização de cavas, taludes, pilhas de estéril e barragens de rejeito, em importantes polos mineradores do território nacional. Vivenciou procedimentos de hidrogeologia aplicada ao rebaixamento do nível freático de aquíferos, por meio da construção e bombeamento de poços tubulares profundos. Possui experiência em geologia de engenharia e ambiental aplicadas à mineração, hidroenergia, ao ordenamento territorial e prevenção de desastres naturais.
Pesquisador Científico do Instituto Geológico, do Estado de São Paulo, desde 1992. Pós-doutorado na Universidade de Sheffield, Reino Unido, em geoindicadores e quantificação da degradação ambiental (2008). Doutorado (1997) e Mestrado (1991) em Geociências, na UNESP - Rio Claro, em mapeamento geológico, geoquímica e geologia estrutural. Graduado em Geologia (1986) na mesma Universidade. Professor de Geologia na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1987-1992). Especialista em Ensino de Geociências pela UNICAMP (1992). Desde 1996, atua no estudo de perigos geológicos, vulnerabilidade, análise de risco, cartografia geoambiental e indicadores da degradação ambiental. Professor convidado do curso de pós-graduação em geoprocessamento do SENAC-SP.
Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - Área de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente, integrante da Seção de Planejamento, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas - SPRSF. Graduação em Tecnologia Civil na área de Movimento de Terra e Pavimentação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec; Mestrado em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Experiência na área de Geociências, com ênfase em riscos geológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, deslizamento, inundação, assoreamento, geologia de engenharia, planejamento urbano e rural, mapeamento e gerenciamento de risco e defesa civil. Experiência em P&D – na prevenção e controle de erosão hídrica em área rural e urbana. Ministrei mais de 100 palestras e cursos na área prevenção e controle de processos de erosão hídrica, deslizamento, assoreamento e inundação. Participação de mais de 200 eventos nacionais e internacionais nas áreas de geologia, geografia, engenharia civil, recursos hídricos e outros. Produção técnica na área de desastres naturais (erosão, deslizamento, inundação e assoreamento) mais de 150 artigos e relatórios técnicos. Sócio da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (Membro da Diretoria por duas gestões: Diretor de eventos e Vice-Presidente). Participação na organização de vários eventos na área de Erosão, Assoreamento, Recursos Hídricos, Defesa Civil e Desastres Naturais.
Presidente CBT- Gestão 2021/2022 Presidente CBT- Gestão 2021/2022 Engenheiro civil formado pela Unochapecó-SC (2004), com Mestrado em Engenharia de Minas pela UFRGS de Porto Alegre-RS (2006). É servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT desde 2007. Possui curso de extensão em Túneis feito no Politécnico de Turim, na Itália (2010). Desde 2011 atua em atividades de docência, de graduação e pós-graduação.
Dr. Fred Baynes was educated in the UK and immigrated to Australia in 1980, where he is an independent consultant engineering geologist. He provides advice to major projects in the civil, mining and oil and gas sectors throughout the world and advocates focussing on field studies and developing effective engineering geological models to facilitate project delivery. He was President of the International Association of Engineering Geology from 2007 to 2010.
Emeritus professor of Engineering Geology, Nat. Tech. Univ. Athens. Past President International Association of Engineering Geology and the Environment. Independent Consulting Engineer. Mining Engineering degree from the School of Mines of NTUA in 1966 and PhD from the University of Grenoble, France, 1969. Visiting Professor University of Grenoble and Paris School of Mines. Awards: Jahns Distinguished Lecturer of AEG/GSA, Hans Cloos medal of IAEG, Andre Dumont medal of the Geological Society of Belgium, Glossop medal of the GSL, presentation of named lectures around the world. Knighted by the French Republic (Palmes Academiques). Research on a variety of applications of geology to engineering. Author of over 350 papers in journals or major conference proceedings. Editor in chief of the scientific journal “Geotechnical and Geological Engineering”. Consultant or expert on major civil engineering structures works all around the world.
Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos na Escola Politécnica da USP-SP. Hoje é Diretor do Núcleo Estadual de São Paulo do Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB (2021 a 2023) e Diretor da HIDROINFO Engenharia e Serviços, no qual vem trabalhando com grandes empresas, entre eles a BRK Ambiental. Trabalhou em projetos de grandes obras, como o projeto executivo do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com o Nordeste Setentrional. Foi engenheiro hidráulico e coordenador de projetos em empresas multinacionais como ARCADIS e SENER. Em 2009 recebeu da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (atualmente ABRHidro), UNESCO E CT-Hidro o “Prêmio Jovem Pesquisador".
Formado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em 1972. Mestrado pela mesma Instituição em 1984. Foi Pesquisador do IPT entre 1974 e 1996 e Diretor da Divisão de Geologia entre 1992 e 1996. Foi professor assistente do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica entre 1990 e 1994. Atua na área de Geologia de Engenharia e Ambiental desde o início de sua carreira profissional, sendo atualmente Diretor Técnico da GEOMAC – Geologia Geotecnia e Meio Ambiente e Consultor de várias empresas nesta área. É autor e coautor de vários livros e de dezenas de trabalhos publicados em Simpósios e Congressos nacionais e internacionais.
Engenheiro Geólogo e Mestre em Geotecnia com mais de 15 anos de experiência na área de sondagem para pesquisa mineral e água subterrânea. Trabalhou em grandes projetos green field e near mine para empresas major e júnior no mercado nacional e internacional. Dentre os projetos se destacam bens minerais como ferro, ouro, cobre, potássio e explotação de água subterrânea para fins de abastecimento e rebaixamento do nível d’água de minas open pit. Responsável pelo treinamento e reciclagem de equipes de sondagem rotativa diamantada nas boas práticas e parâmetros adequados de operação. No ano de 2016 passou a responder pelo Departamento de Perfilagem de Trajetória/ Serviço de Radioproteção/ Geofísica In the Hole e Geotecnia da Empresa GEOSOL S/A onde atua na aquisição e no processamento de dados, trabalhos e ensaios geotécnicos diversos (infiltração, perda d’água sob-pressão, fraturamento hidráulico (FH) para a determinação do campo de tensões in situ). Atualmente trabalha na estruturação do departamento que irá se converter em Gerência de Área da GEOSOL para Perfilagem de Trajetória / Geofísica e Geotecnia.
Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade de Oxford, Reino Unido. É autor de mais de 100 artigos revisados em revistas internacionais, bem como 5 livros, incluindo o título In Situ Testing in Geomechnics publicado em 2009. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS e é pesquisador 1A do CNPq. Atualmente é Professor Titular de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
Professor titular da Universidade de Brasília (UnB), atuando nas áreas de túneis, barragens e gestão de riscos geotécnicos. Graduou-se pela própria UnB e obteve seu doutorado pela Universidade de Alberta, Canadá. Foi professor visitante na Universidade de Nevada, EUA e no Instituto Federal Tecnológico de Lausanne, Suíça. Foi presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneio (ITA) e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Também atua como consultor de barragens, de obras subterrâneas e de gestão de riscos no Brasil e no exterior, bem como membro de conselhos de resolução de disputas (CRD).
Consultor de Geologia de Engenharia para investidores, projetistas, construtoras e mineradoras, em hidrelétricas, minas a céu aberto e subterrâneas e outras obras civis. Foi professor convidado da UFOP, curso de especialização de barragens, tema geologia de engenharia e escavação em rocha com uso de explosivos e em cursos de especialização de escavação de túneis. Atua na avaliação de riscos geológicos para projetos e construção, bem como, em câmaras arbitrais como perito sobre riscos geológicos previstos e imprevistos.
Mr. Essex is a Senior Tunnel Consultant with Mott MacDonald in North America. His 44-year career has involved planning, design, construction engineering, expert witness, and dispute review board services for more than 180 tunnelling projects around the world. His 45 publications include principal author of ASCE’s Geotechnical Baseline Reports for Construction, known as the “Gold Book”. He is currently a Vice President of the International Tunnelling and Underground Space Association and is a recipient of the prestigious Beaver’s Golden Beaver Award for Engineering.
Formado em Engenharia Civil em 1974, pela Escola de Engenharia Mauá e graduado em MBA Excelência Gerencial em 2005, pela Fundação Instituto de Administração da USP. Atualmente é Assessor Técnico da Diretoria de Engenharia e Planejamento do Metro de São Paulo, tendo participado de vários projetos de implantação de linhas metroviárias em áreas urbanas, desde a fase dos estudos de viabilidade até a construção dos empreendimentos, envolvendo tuneis, elevados e edificações complementares. Participou da publicação de vários artigos técnicos para congressos, revistas e capítulos de livros relatando sua experiência profissional em temas específicos da área. É sócio da ABGE e já participou de seu Conselho. É socio da ABMS e CBT, onde é membro do Conselho até o momento.
Geólogo de Engenharia especialista em gestão e gerenciamento digital de dados geológico-geotécnicos. Formado na UFPr, com Mestrado e Doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos - USP em Mapeamento e Investigação Geológocio-Geotécnia. Atua em consultoria na área e integra o Grupo AGS-BR.
Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mestre pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola de Engenharia Mackenzie e em especializações BIM. Integrante da CEE134 - Comissão de Estudo Especial Modelagem da Informação da Construção da ABNT e do CT-BIM CAU-SP. Supervisor e Coordenador do Núcleo BIM da Diretoria de Planejamento e Engenharia do Metrô de São Paulo. Criador do podcast falaBIM.
Geólogo graduado pela USP (2006), Mestre em Hidrogeologia e Meio Ambiente pela USP (2016). Exerce o cargo de Geotécnico de Projeto Civil na área de geotecnia do Metrô-SP, atuando em projetos de investigações geológico-geotécnicas, rebaixamento de aquíferos e tratamento de maciços. É coautor dos capítulos "Aquífero Taubaté" na nota explicativa do Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo e "Geologia da Região Metropolitana de São Paulo" no livro Solos das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Curitiba.
Geólogo, USP (1975). Investigação, caracterização e classificação geomecânica de maciços rochosos. Risco geológico em obras. Geologia estrutural. Fluxo em meios fraturados. Áreas cársticas. Erosão em margem de reservatórios e a jusante de barragens. Investigação de acidentes em obras. Mestre em Geotecnia (EESC-USP, 1993). Doutor em Geociências (USP, 2002).
Geólogo formado na USP em 1971. Hoje como diretor da Ricardo Abrahão Geociências S/S é consultor em Geologia de Engenharia e Mecânica das Rochas, principalmente, com foco em projetos, construção, recuperação, operação, arbitragens e segurança de barragens. Tem mais de 30 artigos publicados no Brasil e exterior, incluindo os capítulos de fundações e barragens do novo livro da ABGE e o capítulo de Barragens do novo livro Soft Rocks da ISRM (International Society of Rock Mechanics). Foi o vice-presidente do comitê de transposições e barragens do ICOLD. Atua e foi consultor em obras no exterior, citando-se Equador, Argélia, Chile, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Peru e atuação pontual na Nigéria, Líbia, Panamá, Argentina, Portugal e México. Foi professor conferencista do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, (1977-1984) onde introduziu o curso de Geologia de Engenharia. Hoje é palestrante em cursos de Geologia e Barragens para a ABGE, CBDB, Grupo IDD (Curitiba – Pós-Graduação em Segurança de Barragens) e UFBA (Universidade Federal da Bahia – Pós-Graduação em Segurança de Barragens). Foi gerente e coordenador de projetos de várias usinas hidrelétricas e da Transposição do Rio São Francisco. Trabalhou na CESP e na Promon e colaborou em mais de uma centena de obras de infraestrutura e recursos hídricos, entre elas, Água Vermelha, Itaipú, Xingó e Transposição do Rio São Francisco e Belo Monte. Participa do Board de consultores da UHE Belo Monte. Participou do Board de Consultores das UHEs São Manoel e Sinop.
É sócio de Pinheiro Neto Advogados desde 2001, na área contenciosa, com foco em negociações e disputas de infraestrutura. Possui mestrado pela University of Cambridge (LLM, 1995) e doutorado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (PhD, 2001). Possui mais de 25 anos de experiência, nacional e internacional, com litígios judiciais e arbitrais, em projetos globais de infraestrutura e construção.
Obteve mestrado e doutorado em Mecânica das Rochas pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É professor de Mecânica das Rochas e de Obras Subterrâneas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É Gerente de Engenharia Civil da Themag Engenharia em São Paulo. É o Past-President da ITA – International Tunnelling and Underground Space Association. É autor de mais de 160 artigos técnicos.
Tiago Ern is a civil engineer (1999) has started his carrier in activities with emphasis building in construction. This was followed by a master science in Construction Materials (2003) at Poli-USP. He has worked with infrastructure projects since than. He is a senior risk engineer for the insurance companies and has performed dozens of survey visits and risk summaries over the recent years. Currently works as a risk consultant and leading partner at LEA Brasil Risk Consultancy.
Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1973). Foi Geofísico da Petrobras (1974- 1975), Chefe da Equipe Sísmica ES-27 em 1975. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (1975-1995). Obteve Mestrado em Mining Engineering pela The Pennsylvania State University (1987), doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia (1992). Foi Vice-Presidente da ABGE (1991-1993). Em 1995 ingressou como Professor do Instituto de Geociências da USP tendo sido responsável pela disciplina de Geofísica Aplicada. Foi Diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas – CEPAS (2002-2004) e Chefe do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental (2004-2008). Ocupou diversos cargos na Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) tendo sido Presidente do 9th International Congress of the Brazilian Geophysical Society (1997) e participado da Diretoria no biênio 1999-2001. É Emeritus Member da Society of Exploration Geophysicists - SEG. É um dos organizadores do livro “Decifrando a Terra”. Aposentou-se como Professor Titular em 2016. Desde então é Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, orientador na pós-graduação. Atua como Consultor independente em temas ligados à Geologia de Engenharia e Geofísica Aplicada.
Engenheiro civil (1963) pela Escola Nacional de Engenharia no Rio de Janeiro e doutor em engenharia – Geotecnia, (1997) conforme artigo 103 Regimento Geral da USP. Atuou no projeto e execução de diversas obras brasileiras nas ESTACAS FRANKI RJ e da SCAC SP. Na UFRJ foi professor de Equações Diferenciais no Instituto de Matemática e de Fundações na Escola de Engenharia. Lecionou Fundações no IME/RJ e é professor colaborador no Departamento de Geotecnia USP/SC. É detentor dos prêmios Terzaghi e Manuel Rocha e presidiu a primeira Comissão de Risco da ABMS. É coautor do método Aoki – Velloso para cálculo de capacidade de carga de estacas, do método Aoki-Lopes para integração numérica das equações de Mindlin para grupos de superfícies circulares, retangulares, cilíndricas e prismáticas em meios elásticos estratificados finitos e autor do ensaio DIET (Dynamic Increasing Energy Test). É coautor de seis livros de fundações e atua como consultor de obras de fundações.
Admitido na MBR em 1998 como geólogo de curto prazo, em 2004 foi transferido para área de geotecnia de mina. Em 2006, após a aquisição pela Vale S.A., passou a coordenador técnico da geotecnia de cavas da Diretoria de Ferrosos sul responsável pelas avaliações estabilidade, geotecnica das cavas finais, monitoramento, apoio operacional e suporte geológico para as barragem e pilhas da diretoria. Atualmente atua como especialista geotécnico na área de geomecânica e hidrogeologia abrangendo atividades de geotecnia de cava das áreas de ferro, manganês e carvão da Vale global, além e atuar com QP de geotecnia. Representante da Vale S.A. junto ao reconhecido grupo de estudos e desenvolvimento técnico das maiores mineradoras do mundo “Large Open Pit - LOP” desde 2009. Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da UFOP- Ouro Preto/ Brasil em 1994, em 1999 obteve especialização em metalogenese na Instituto de Geociências da UNICAMP- Campinas/Brasil, e grau de mestre em geotecnia aplicada a mineração em 2009 pelo NUGEO – UFOP- Ouro Preto/Brasil. Recentemente adquiriu o título de PhD na Western Australian University - UWA- Perth/ Austrália. Possui dezenas de publicações na área de geotecnia de mineração de ferro, mecânica de rochas e solos.
Geóloga e engenheira civil, atualmente é professora no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem mestrado e doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Atua nas áreas de Geologia de Engenharia, Geologia e Geotecnia Ambiental e Hidrogeologia.
Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais na mesma instituição, atua como Pesquisador em Geociências no Serviço Geológico do Brasil-CPRM, onde exerce a função de Coordenador Executivo dos mapeamentos de áreas de perigo e risco geológico realizados no território nacional. Atuou em atividades de consultoria voltadas ao desenvolvimento de projetos de engenharia geotécnica, destinados à implantação, operação e estabilização de cavas, taludes, pilhas de estéril e barragens de rejeito, em importantes polos mineradores do território nacional. Vivenciou procedimentos de hidrogeologia aplicada ao rebaixamento do nível freático de aquíferos, por meio da construção e bombeamento de poços tubulares profundos. Possui experiência em geologia de engenharia e ambiental aplicadas à mineração, hidroenergia, ao ordenamento territorial e prevenção de desastres naturais.
Geólogo, Mestre em Gerenciamento de Desastres pelo GRIPS - National Graduate Institute of Policy Studies, Tóquio e pelo ICHARM - International Centre for Water Hazard and RIsk Management under the auspices of UNESCO, Tsukuba. Pesquisador em Geociências no SGB/CPRM - Serviço Geológico do Brasil desde 2014, com atuação nos projetos de Setorização de Áreas de Risco Alto e Muito Alto a Movimentos de Massa e Inundações; Cartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações; Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização Frente aos Movimentos de Massa e Inundações. Desde 2020 ocupa a função de Coordenador Executivo no Departamento de Gestão Territorial, sendo responsável pela Ação de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos e pela Ação Emergencial de Maceió.
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestrado e doutorado em Geotecnia pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (NUGEO). Tem atuado na área de Ciências Ambientais e Geotecnia, com ênfase em Geomática, Cartografia Geotécnica e Geoambiental, Análise de Risco Geológico-Geotécnico, Desastres Naturais e Ordenamento Territorial. Atualmente é professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), trabalhando junto ao Departamento de Engenharia Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Geotecnia.
Geólogo (IGc-USP, 1971) e Mestre em Geotecnia (EESC, USP, 1984). Diretor Tesoureiro (1981-1982) e Presidente (2012-2013) da ABGE. Editor, pela ABGE, do livro “Investigações Geológico-Geotécnicas – Guia de Boas Práticas” (2021) e, junto com Antonio M. S. Oliveira, do livro “Geologia de Engenharia e Ambiental”(2018). Autor dos livros “Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Memórias e Experiências de Gestão”(2018) e “A luta pela Águas”(1993). Trabalhou no IPT e na CESP nas décadas de 1970 e 1980 em estudos, projetos e construções de barragens; e no Consórcio Piracicaba - Capivari (SP/MG), na década de 1990 em gestão e políticas públicas de recursos hídricos e saneamento. Atua em Geologia de Engenharia e Ambiental e é empresário no setor de turismo em Paraty, RJ.
Sócio Diretor BVP Engenharia. É geólogo pela UNESP, Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 1993 e Doutor pelo Depto. de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2003. Atuou como pesquisador no Laboratório de Mecânica do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo por 6 anos. Tem mais de 35 anos de experiência em projetos geotécnicos e geomecânicos para Mineração, Hidrelétricas e Obras de Infraestrutura. Atualmente é Consultor da BVP Engenharia, tendo atuado como consultor em obras e projetos para VALE S.A., Samarco, Gerdau, Mineração Morro do Ipê, entre outras. É membro do Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Mineração – CTBmin, do Ministério das Minas e Energia, da ABGE e da ABMS, tendo participado junto ao IBRAM, do Grupo Revisor do Guia de Boas Práticas para Disposição e Gestão de Sistemas de Rejeitos de Mineração no Brasil.
Engenheiro civil e geotécnico formado pela Escola de Minas da UFOP. Possui mais de 15 anos de experiência na área de geotecnia aplicada à mineração com MBA em gestão pela FGV e Fundação Dom Cabral. Em sua carreira e com experiencias no Brasil e no Exterior atuou em diversas posições desde operação, projeto, consultoria, auditoria e mais recentemente como executivo ligado à gestão de rejeitos de mineração. Atualmente é diretor de geotecnia da VALE.
Engenheiro geólogo pela Escola de Minas de Ouro Preto, MSc em Geotecnia (Universidade de São Paulo). Experiência profissional: Golder Associates Brasil (Coordenador de Projetos), VOGBR Recursos Hídricos e Geotecnia (Gerente Técnico) e desde 2014, Sócio-Diretor da F&Z Consultoria e Projetos. Atua na área de consultoria/projetos de geotecnia aplicada a mineração, especialmente, em mecânica de rochas, taludes de cavas a céu aberto e lavra subterrânea. Possui trabalhos publicados, e co-autor do Capitulo 10 – Soft Iron Ores and Other Leached Rocks do Guidelines for Open Pit Slope Design in Weak Rocks publicado em 2018.
Admitido na MBR em 1998 como geólogo de curto prazo, em 2004 ingressou área de geotecnia de mina. Em 2006, após a aquisição pela Vale S.A., passou a coordenador técnico da geotecnia de cavas da Diretoria de Ferrosos sul responsável pelas avaliações estabilidade, geotecnica das cavas finais, monitoramento, apoio operacional e suporte geológico para as barragem e pilhas da diretoria. Atualmente atua como especialista geotécnico na área de geomecânica e hidrogeologia abrangendo atividades de geotecnia de cava e estruturas lineares da Vale global, além e atuar com QP de geotecnia nas declarações de reserva. Representante da Vale S.A. junto ao reconhecido grupo de estudos e desenvolvimento técnico das maiores mineradoras do mundo “Large Open Pit - LOP” desde 2009. Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da UFOP- Ouro Preto/ Brasil em 1994, em 1999 obteve especialização em metalogenese na Instituto de Geociências da UNICAMP- Campinas/Brasil, e grau de mestre em geotecnia aplicada a mineração em 2009 pelo NUGEO – UFOP- Ouro Preto/Brasil. Recentemente adquiriu o título de PhD na Western Australian University - UWA- Perth/ Austrália. Possui dezenas de publicações na área de geotecnia de mineração de ferro, mecânica de rochas e solos. Recentemente ingressou como professor auxiliar de geologia de engenharia e mecânica de rochas na PUC-Minas.
Geólogo formado na Acadia University, com mestrado em geologia enfocado em hidrogeoquímica pela Simon Fraser University, ambas no Canadá. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos de hidrogeologia e hidrogeoquímica, tendo atuado em trabalhos relacionados à mineração, aquíferos regionais, ocorrência natural e antrópica de metais e demais solutos na água subterrânea, e utilização de parâmetros hidrogeoquímicos e isotópicos em estudo hidrogeológicos. Possui experiência sólida em modelagem conceitual e numérica de fluxo e transporte, e modelagem numérica hidrogeoquímica. Recebeu premiação da Geological Society of America pela qualidade e relevância de sua pesquisa de mestrado, relacionada à mobilização de metais em água subterrânea. Integra a equipe de consultoria da Water Services and Technologies, e ministra regularmente cursos e webinars sobre modelagem numérica hidrogeológica e hidrogeoquímica, análise de dados hidrogeoquímicos e interpretação de ensaios de bombeamento. Rafael é atualmente líder do Grupo Técnico de Geoquímica da Water Services and Technologies.
Possui graduação (2009) e mestrado (2013) em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, e doutorado (2021) em Hidrologia e Gerenciamento de Ecossistemas da Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT), Japão. Atuou como Gerente do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamento do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e como Assessora Executiva do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Projeto Gides). Foi membro da Comissão Organizadora do 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Ex-Bolsista JICA pelo Programa SDG Líder Global. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento Geológico, Geologia de Engenharia, Gestão de Riscos de Desastres, Geoprocessamento e Gestão de Projetos.
Geólogo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) em 1995. Mestre em Engenharia de Rochas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Desenvolve estudos geológicos e geotécnicos relacionados às atividades de Geologia de Engenharia, Geomecânica, Mecânica de Rochas, Modelo Geológico, voltados para análise, desenvolvimento e acompanhamento de projetos de engenharia e infraestrutura nas diversas fases do projeto e implantação, notadamente em projetos de hidrogeração (UHEs, PCHs CGHs), e para acompanhamento e análise da instrumentação e auscultação de barragens. Atualmente é Coordenador Geológico e Geotécnico da Estelar Engenheiros Associados Ltda.
Geóloga e engenheira civil, atualmente é professora no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem mestrado e doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Atua nas áreas de Geologia de Engenharia, Geologia e Geotecnia Ambiental e Hidrogeologia.
Engenheiro Geólogo e Mestre em Geotecnia com mais de 15 anos de experiência na área de sondagem para pesquisa mineral e água subterrânea. Trabalhou em grandes projetos green field e near mine para empresas major e júnior no mercado nacional e internacional. Dentre os projetos se destacam bens minerais como ferro, ouro, cobre, potássio e explotação de água subterrânea para fins de abastecimento e rebaixamento do nível d’água de minas open pit. Responsável pelo treinamento e reciclagem de equipes de sondagem rotativa diamantada nas boas práticas e parâmetros adequados de operação. No ano de 2016 passou a responder pelo Departamento de Perfilagem de Trajetória/ Serviço de Radioproteção/ Geofísica In the Hole e Geotecnia da Empresa GEOSOL S/A onde atua na aquisição e no processamento de dados, trabalhos e ensaios geotécnicos diversos (infiltração, perda d’água sob-pressão, fraturamento hidráulico (FH) para a determinação do campo de tensões in situ). Atualmente trabalha na estruturação do departamento que irá se converter em Gerência de Área da GEOSOL para Perfilagem de Trajetória / Geofísica e Geotecnia.
Graduada em Geologia, Mestra em Geotectônica e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Foi professora temporária do Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) de 2016 a 2018. É aluna de graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e geóloga da Divisão de Prevenção da Defesa Civil da cidade de São Paulo desde 2018, sendo responsável pela coordenação da atualização do mapeamento de risco geológico. Atua principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geologia estrutural, SIG, modelos digitais de afloramento, mecânica de rochas, estabilidade de taludes e mapeamento de risco geológico.
Engenheira Geóloga pela Universidade Federal de Ouro Preto, trabalha atualmente como Geotécnica na AngloGold Ashanti, atuando em projetos relacionados a barragens, pilhas de rejeito e estéril, e como suporte operacional. Atuou também como geotécnica operacional na Mineração Serra Grande, da AngloGold Ashanti, e na Mineração Rio do Norte.
Engenheira Civil (1980) e Mestre em Engenharia Geotécnica (1988) pela Escola Politécnica da USP. Trabalha como consultora na área de geotecnia em barragens de usinas hidrelétricas, abastecimento de água, mineração e usos múltiplos. Também atua na área de segurança de barragens, avaliação de risco monetizado, estabilidade de taludes e aterros sobre solos moles. Participou de centenas de estudos, projetos, assessoria e consultoria. Ministrou cursos de graduação, pós-graduação e especialização na área de geotecnia.
Graduou-se em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1972 e em 2010 obteve o título de Doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília. Ao longo de sua carreira profissional atuou em projetos de obras civis de infraestrutura como estradas, ferrovias, túneis e principalmente barragens.
Professor Associado da Unesp - Rio Claro. Presidente da Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo. Geólogo e Engenheiro Civil. Mestre e Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Livre docente em Geologia Ambiental.
Engenheiro geólogo (Universidade Federal de Ouro Preto – 1986), engenheiro civil (Escola de Engenharia Kennedy, 1989), MSc Mining Engineering (Queen´s University, 1997), MBA Gestão de Projetos (Fundação Dom Cabral, 2000). Experiência profissional: Itaminas Comércio de Minérios SA (engenheiro geotécnico, 1986-1989), Minerações Brasileiras Reunidas SA – MBR (chefe departamento de geotecnia, 1989-2006), Vale SA (gerente de geotecnia, 2006 a 2009 e gerente geral de planejamento e desenvolvimento, 2009 a 2010), VOGBR Recursos Hídricos e Geotecnia (sócio/ Diretor Técnico, 2010 a 2014) e Consultor Independente (F&Z Consultoria e Projetos, desde2014). Possui diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais, é qualificado como QP (“Qualified Person”) em geotecnia para atendimento às normas JORC e NI-43.101.
IGCUSP: Geólogo, 1975; MSc, 1987. UPC, Barcelona: Hidrogeólogo, 1978. Atuação Profissional: 1976-1982 DAEE, SP; 1982-1987 CETEC, MG; 1987-1997 MBR (VALE), MG; Desde 1990 MDGEO Hidrogeologia e Meio Ambiente. Atuação: Brasil, América Latina e África; Estudos hidrogeológicos regionais e de detalhe. Rebaixamento do nível d’água em mineração e obras civis. Abastecimento Público, Industrial e Irrigação. Modelamento numérico; Estudos ambientais para a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos.
Possui graduação em Engenharia Geológica pela UFOP, MBA em gestão de Projetos pela FGV e Mestrado em Modelagem Numérica de Fluxo Subterrâneo na USP. Na aplicação de projetos possui a certificação de PMP. Atua como Coordenador Geotécnico no Centro de Monitoramento e Inspeção na empresa Samarco Mineração S.A, com ênfase em monitoramento e inspeções nas estruturas geotécnicas, gestão e implantação de métodos investigativos, desenvolvimento de novas tecnologias, planejamento e implantação da rede de monitoramento, modelagem numérica e liderança de equipe de monitoramento em sala e campo. Tem expertise em instrumentação e implantação de Programas de Monitoramento Geotécnico e Hidrogeológico.
Geólogo e Professor Universitário aposentado (Unesp Rio Claro-SP). Atualmente é palestrante, escritor, mentor de carreira e oferece treinamentos presenciais e online. Criou a Oficina da Carreira (leandrocerri.com) para ajudar empresas a aumentarem sua produtividade e lucro, capacitando seus líderes e equipes e para ajudar profissionais a se destacarem no mercado, aumentando seus salários e fortalecendo a permanência no emprego. Compartilha sua extensa e diversificada experiência profissional e pessoal nas redes sociais. Autor do livro “GUIA DO PROFISSIONAL ESSENCIAL: 5 passos para estruturar sua carreira no mercado pós-pandemia“, publicado em 2021.
Geóloga e doutora em Geologia Regional pela UNESP-Campus de Rio Claro, com pós-doutorado na Universidade do Minho em Portugal na área de Geoconservação e Patrimônio Geológico. Pesquisadora em Patrimônio Geológico e Geoeducação, atualmente é professora do curso de geologia da UFG. Além disso trabalha no inventário da microrregião da Chapada dos Veadeiros e representa a América do Sul em pesquisa para novo inventário global de geossítios conduzido e coordenado pela IUGS em projeto aprovado pela Unesco. Geologa estruturalista.
Quatro anos de experiência em gestão e execução de obras subterrâneas. Dezenove anos de experiência em geotecnia de mineração (cavas, pilhas de estéril, rejeitos e barragens), acompanhamento de obras, gestão de projetos e contratos. Engenheiro civil (UFMG), mestre e doutor em geotecnia (UFOP), especialista em mineração (École des Mines de Paris), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), certificações PMP e Greenbelt. Atuou como professor de Geotecnia de Rejeitos de Mineração (pós graduação da PUC-MG) e de Estatística (UEMG).
Denny Lane Capps atualmente coordena a equipe geológica do Parque Nacional e Área de Preservação Denali localizado no Alasca, EUA. Graduou-se em Geologia pela Universidade Tecnológica da Lousiania em 1997, EUA, em 2004 tornou-se mestre em Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Montana (EUA) e em 2011 PhD em Ciências da Terra pela Universidade Simon Fraser do Canadá. É líder da equipe de Geologia, que identifica, interpreta e protege os recursos do Parque Denali e tem vasta experiência em monitoramento e recuperação de áreas afetadas por perigos geológicos em áreas de parques nacionais. Atua no Serviço Geológico dos Estados Unidos em projetos como Mapeamento de áreas de perigo geológico e geocronologia de eventos geológicos no parque Denali, Centro de monitoramento de terremotos no Alasca, Plano de Gerenciamento de Declives Instáveis para Agências Federais de Gerenciamento de Terras; Projeto de Recuperação do Parque Nacional do Havai Pós-evento; Projeto de Colaboração de Monitoramento de Risco Geográfico na Região de Parques Nacionais do Alasca e projetos de recuperação de mineração. Foi professor Assistente entre 2004 a 2010 de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Montana e pesquisador de risco geológico focado em ambientes montanhosos glaciais. Desenvolveu o recurso da WEB de Ciência do Sistema Terrestre: Explorando o Geoecossistema de Yellowstone : uma coleção de recursos digitais para ensino e aprendizagem. Possui vasta publicação sobre monitoramento de riscos geológicos em áreas de parque e de preservação. Ao longo de sua atuação profissional participou de cursos e treinamentos desenvolvendo habilidades relacionadas à realização de trabalho de campo extenuante e prolongadas em condições extremas e locais remotos e mergulho em águas profundas. Possui treinamento para se locomover por meio de esquis, motos de neve, quadriciclos, bicicletas, barcos, aviões com rodas, esqui e sistema de flutuação, helicópteros e trenós puxados por cães.
Diretora da GeoMZ - Possui mais de 12 anos de experiência em geotecnia, mecânica de rochas e reaproveitamento de rejeitos de mineração. É Doutora em Engenharia pela UFRGS e Especialista em Engenharia de Barragens pela PUC Minas. Passou por experiências internacionais em mineradoras de grande porte e atualmente atua como consultora e docente de cursos de pós-graduação.
Qualificações
BSc, Universidade da Nova Zelândia MSc (Hons), University of Canterbury, Nova Zelândia PhD, Purdue University, EUA Membro, Instituto de Engenheiros, Austrália Membro, Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia
Experiência
Dr. Read começou a trabalhar como geólogo de engenharia de projetos na investigação e construção de sistemas hidrelétricos, barragens de abastecimento de água, rodovias e projetos de infraestrutura de mineração em toda a Austrália, Papua Nova Guiné e Indonésia em 1961. De 1980 a 1984 foi Superintendente de Geólogia de Engenharia na Mina de Cobre Bougainville em Papua Nova Guiné antes de se mudar para os EUA, para a Universidade de Purdue, onde em 1987 concluiu seu doutorado em engenharia geotécnica. Após a graduação em Purdue, ele trabalhou em programas do USDOE para o descarte subterrâneo de resíduos nucleares no estado de Washington e no Texas, e em tarefas de estabilidade de taludes e projetos de minas metalíferas a céu aberto no México, Chile e Papua Nova Guiné. Em 1990, Dr Read retornou à Austrália e iniciou sua própria prática de engenharia geotécnica, principalmente em revisões com pares de alto nível direcionadas à avaliação de projeto e desempenho de taludes de minas a céu aberto metalíferas e de carvão internacionais, incluindo minas de minério de ferro MBR e Vale em Minas Gerais. Em 1994, ele aceitou um contrato com a organização nacional de pesquisa da Austrália, CSIRO, com a responsabilidade de desenvolver e coordenar estratégias para o desempenho da pesquisa relacionada à mineração dentro da CSIRO. Em 2004, o Dr. Read deixou suas funções administrativas na CSIRO para liderar um importante projeto de pesquisa financiado pela indústria, focado na estabilidade de taludes rochosos em grandes minas a céu aberto (o projeto LOP). Dr Read se aposentou da CSIRO e da liderança do projeto LOP em 2014, mas continua trabalhando com a indústria de mineração como consultor independente.
Geóloga pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em Engenharia de Barragens pela PUC-Minas. É associada da ABGE desde 2011 e membro da ABGE Jovem. Trabalha atualmente como Especialista em Geotecnia na AngloGold Ashanti. Dedicada à geotecnia aplicada a mineração há 10 anos anos, atuou em empresas como Usiminas, Gerdau e Norsk Hydro nas áreas de operação e projetos de barragens e pilhas de rejeito e estéril.
Graduado em Geologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2006). Atua como Gerente de Projetos na REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais, onde participa e desenvolve projetos desde 2010. Coordenou projetos de cartografia de risco e geotécnica em diversas cidades do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Coordenou projetos realizados para o IG - Instituto Geológico do Estado de São Paulo (atual IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais), DRM - Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), dentre outros. Atua no PPDC - Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado de São Paulo junto ao IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais desde 2014, e atuou pela REGEA junto ao DRM no atendimento aos desastres da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. Tem experiência em projetos de Cartografia de Risco, Cartografia Geotécnica para Aptidão Urbana e para Obras Rodoviárias, Gestão de Riscos de Desastres, Geologia de Engenharia, Projetos de Obras para Contenção de Encostas, Mapeamento Geológico, e Processos de Licenciamento Ambiental.
Engenheiro geólogo formado na Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em engenharia civil e doutorado em Geotecnia. Experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações geológico-geotécnicas, mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico, cartografia geotécnica e geoambiental, planejamento urbano e ordenamento territorial.
Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais e Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. Graduado em Ciências Militares com ênfase em defesa Social pela APMMG- Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; Pós-graduado em Gestão de Estratégica de Segurança Pública e Especialização em Segurança Pública pela FJP – Fundação João Pinheiro. Foi Secretário-Executivo da Defesa Civil de Minas Gerais no período de 2004 a 2010 e Subsecretário Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte de 2011 a 2018.
Presidente da AECOM do Brasil, lidera a equipe de especialistas que trabalha a mais de 6 anos como auditores técnicos independentes do Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Espírito Santo e Ministério Público Federal no caso da ruptura da barragem de Fundão e da barragem B1. Especialista em gestão de risco e resposta a emergência com mais de 25 anos de experiência em projetos no Brasil, América Latina, Europa do Leste e África.
Geólogo pelo Instituto de Geociências (1981), graduação em História (1987) ambos pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e especialização em Ciências e Desastres Naturais pelo NIED-Japão (1995). Pesquisador desde 1981 do IPT. Ex-diretor do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas. Ex-delegado brasileiro na Rede Iberoamericana de Habitat en Riesgo (CYTED). Professor e orientador do Mestrado em Tecnologia da Habitação do IPT. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, riscos geológicos, riscos hidrológicos, movimentos de massa, erosão, inundação, defesa civil, plano preventivo de defesa civil, mapeamentos de risco, reurbanização de áreas, cursos de formação e treinamento de técnicos e população.
Graduado em GEOLOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1981); especialização em Geologia Aplicado e do Ambiente pela Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa, Portugal (1991); especialização e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005); Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (2012). Geólogo/Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil-CPRM - Divisão de Gestão Territorial e Riscos Geológicos - e Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí das disciplinas de Geologia, Engenharia do Meio Ambiente, Mecânica dos Solos I e Mecânica dos Solos II do Curso de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Geologia e Estrutura de Ecossistemas, e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoambientes e ecótonos, geotecnia, patrimônio geológico e riscos geológicos.
Engenheiro Civil pela USP São Carlos, pós graduado na USP São Paulo, Cursou em 1980 na JICA Japão "Construction Administration". Trabalhou na CESP por quase 40 anos culminado como Diretor de Engenharia e Construção, quando saiu em 2011. De 2011 até os dias atuais atua como Consultor. É Conselheiro da ABGE nas duas últimas gestões e coordenador da tradução do Livro "Guia para Projetos de Taludes em Minas a Céu Aberto"
Graduado em geologia em 2008 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrando em Geografia na área de “Análise Ambiental e Dinâmica Territorial” pela mesma universidade. Trabalhou por 6 anos na empresa Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos, com atuação nacional e internacional em projetos de engenharia de grandes obras de infraestrutura, como rodovias, aeroportos e metrôs, com ênfase em obras subterrâneas. Desde 01/2014 atua como pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Atualmente é coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), trabalhando principalmente nos projetos de Setorização de Áreas de Risco, Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização e Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. No SGB trabalhou na Superintendência Regional de Goiânia até 2017 e atualmente está lotado na Superintendência Regional de São Paulo. Experiência na área das Geociências, com ênfase em geologia de engenharia e geotecnia.
Peter Stacey has over 50 years’ experience in all aspects of pit slope and mining geotechnical design, project management and review. He holds a B.Sc. Hons. degree in Geology and a D.I.C. from Imperial College, London, and is a registered Professional Engineer in Canada and Fellow of the Engineers of Canada, and a Chartered Engineer in the UK. He worked for the Geological Survey of Sweden and subsequently with the Iron Ore Company of Canada before joining Golder Associates Ltd. in Vancouver. During his 29 years with Golder, Mr. Stacey worked primarily in the areas of pit slope design and the application of geotechnical engineering to the operational aspects of open pit mines, as well as a project manager for open pit mining studies. As a Principal with Golder Associates, he gained an international reputation and worked on open pit geotechnical projects in North and South America, Africa, Southeast Asia and Australia.
In 2003, Mr. Stacey retired from Golder Associates and formed Stacey Mining Geotechnical Ltd. to concentrate on independent review consulting related to the geotechnical aspects of open pit mining. In this capacity, he has served as a review consultant for several international mining companies, including Anglo American, Barrick, BHPBilliton, DeBeers, Debswana, Kinross Gold, Newmont Goldcorp, Rio Tinto, Teck Resources and Vale, as well as for a number of smaller mining and consulting companies. Peter is co-editor and contributor to the book entitled “Guidelines for Open Pit Slope Design” which was published in 2009, and “Guidelines for Open Slope Designs in Weak Rocks”, which was published in 2018, both by CSIRO Publishing of Australia. He has also given courses on pit slope design through UBC/Infomine and to mining company teams. He is currently Chairman of the Large Open Pit Project Sponsors’ Representative Committee, and an advisor to the Board of the University of Arizona Centre of Geotechnical Excellence.
Robert Sharon has 40 years industry and consulting experience in mining geomechanics. He has degrees in geology and geological engineering from the University of Utah. He worked for several Utah and Colorado based consulting firms in the 1980s, primarily on projects in the open pit and underground coal mining sector in the Western US, Canada and Indonesia. This early experience included a period as manager of a rock mechanics laboratory. Mr. Sharon joined Barrick in 1988 as Sr. Geotechnical Engineer for Goldstrike Mines in Nevada. In 1998 he began providing geotechnical support to Barrick’s projects and operations worldwide. He joined Newmont’s Global Geotechnical Group in 2012 as a Sr. Director, returning to Barrick in 2014 to lead Barrick’s global corporate technical team, with responsibilities that spanned geotechnical design and performance for open pit and underground mining operations, tailings and heap leach facilities, and water management structures. In 2018, Mr. Sharon formed Sharon Geotechnical LLC, a private consulting practice with a primary focus on open pit geomechanics. Mr. Sharon also serves as a Principal Geotechnical Consultant for Piteau Associates.
Graduado em ciências aeronáuticas e com MBA em Gestão Empreendedorismo e MKT pela PUC-RS. Possui mais de 15 anos de experiência na aviação comercial, tendo atuado como comandante na família de aeronaves Embraer 190/195 e E2 onde acumulou mais de 6500h de voo. Responsável pela área técnica e operacional do uso de aeronaves remotamente pilotadas no levantamento aéreo na GeoMZ.
Graduado em ciências aeronáuticas e com MBA em Gestão Empreendedorismo e MKT pela PUC-RS. Possui mais de 15 anos de experiência na aviação comercial, tendo atuado como comandante na família de aeronaves Embraer 190/195 e E2 onde acumulou mais de 6500h de voo. Responsável pela área técnica e operacional do uso de aeronaves remotamente pilotadas no levantamento aéreo na GeoMZ.
Geólogo de Projetos da Seequent, formado pela UFMG, é Especialista em Geotecnia pela PUC MG e é utiliza as soluções da Seequent há mais de 4 anos. Vinicius possui ampla experiência de mercado em modelamento tridimensional de barragens e de geofísica aplicada ao monitoramento dessas estruturas. Atualmente é um dos responsáveis pela representação de nossas soluções no âmbito da Engenharia Civil, Geotecnia e Meio Ambiente.
Formado em geologia pela UFMG em 2016, e pós-graduado em Engenharia Geotécnica pela PUC Minas e Mestre em Geologia Economica e Regional pela UFMG, possui experiência nas áreas de geotecnia e modelamento geológico e está trabalhando na Seequent desde fevereiro de 2020.
Geóloga graduada pela UFMG, mestranda em geoestatística na UFRGS, e atualmente atua no apoio técnico-comercial aos usuários e clientes da Seequent, com foco no portfólio Leapfrog e GeoStudio. Possui experiência em projetos de consultoria para mineração e em modelamento geológico.
Geóloga geotécnico Diretora de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte.
Gustavo de Amorim Nitsche
Marilia Abrão Zeni
Ministrantes: Gustavo de Amorim Nitsche e Marilia Abrão Zeni
Carga horária: 03 horas
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de geologia de engenharia e ambiental.
Número máximo de participantes: 30 participantes
1. Sensoriamento remoto com uso de drones;
2. Tipos de sensores e suas aplicações;
3. Introdução à fotogrametria;
4. Escolhendo o drone adequado;
5. Pontos de Controle – GCP;
6. Planejamento do voo;
7. Aplicação na análise de estabilidade de taludes em rocha - estudo de caso.
O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral. Apresentaremos os sistemas de captura de dados mais utilizados na atualidade, com suas aplicações práticas nas áreas de geologia de engenharia e ambiental. Ao final do curso será apresentado um estudo de caso na área de geotecnia onde, onde faremos a detecção de planos e descontinuidades em um modelo tridimensional para uma posterior análise de estabilidade realizada de maneira totalmente remota, sem contato direto com o maciço rochoso.
Vinicius Duarte, Geólogo de Projetos
Ministrantes: Gustavo de Amorim Nitsche e Marilia Abrão Zeni
Carga horária: 03 horas
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de geologia de engenharia e ambiental.
O conteúdo O Workshop abordará a integração de dados geológicos/geotécnicos 3D para construção de modelos integrados: geologia, intemperismo, geomecânico; e a interação desses modelos com geometrias antrópicas, como cavas e galerias. O objetivo é permitir aos participantes desfrutarem do ambiente 3D para análise espacial entre os dados e os outputs gerados, permitindo a melhor tomada de decisão em questão de risco geológico/geotécnico. O desenvolvimento do projeto se dará no ambiente do software Leapfrog Geo, e os participantes receberão licença gratuita de 14 dias.
Duração: 4:00 horas
Quantidade máxima de participantes: 20
Camila Miranda, Geóloga de Projetos
O conteúdo O Workshop abordará o desenvolvimento das etapas de construção de um modelo conceitual para uma área contaminada em ambiente 3D, contemplando as etapas de avaliação preliminar,investigação confirmatória e investigação detalhada do projeto em ambiente de mineração.
O desenvolvimento do projeto se dará no ambiente do software Leapfrog Works e sua Extensão Contaminantes, e os participantes receberão licença gratuita de 14 dias.
• Avaliação Preliminar
• Contextualização e avaliação da área de estudo em ambiente 3D
• Investigação Confirmatória
• Geofísica
• Análise de modelo Vvoxel e perfis 2D de resistividade
• Definição de áreas de anomalia de resistividade
• Geologia/Hidrogeologia
• Criação de modelo conceitual geológico
• Definição da zona saturada
• Geoquímica
• Análise estatística dos dados
• Comparação dos resultados químicos com os limites de intervenção
• Investigação Detalhada
• Delimitação da pluma
• Modelos de variografia experimental
• Cálculo de massa e volume do contaminante
• Elaboração de relatório geoestatístico
Duração: 4:00 horas
Quantidade máxima de participantes: 20
Vinicius Figueiredo, Geólogo de Projetos
O conteúdo O Workshop abordará o desenvolvimento das etapas de construção de um modelo conceitual para uma área contaminada em ambiente 3D, contemplando as etapas de avaliação preliminar, investigação confirmatória e investigação detalhada do projeto em ambiente de mineração.
O desenvolvimento do projeto se dará no ambiente do software Leapfrog Works e sua Extensão Contaminantes, e os participantes receberão licença gratuita de 14 dias.
• Avaliação Preliminar
• Contextualização e avaliação da área de estudo em ambiente 3D
• Investigação Confirmatória
• Geofísica
• Análise de modelo Vvoxel e perfis 2D de resistividade
• Definição de áreas de anomalia de resistividade
• Geologia/Hidrogeologia
• Criação de modelo conceitual geológico
• Definição da zona saturada
• Geoquímica
• Análise estatística dos dados
• Comparação dos resultados químicos com os limites de intervenção
• Investigação Detalhada
• Delimitação da pluma
• Modelos de variografia experimental
• Cálculo de massa e volume do contaminante
• Elaboração de relatório geoestatístico
Duração: 4:00 horas
Quantidade máxima de participantes: 20
Visita ao laboratório da SGS/Geosol em Vespasiano. A SGS/Geosol é uma empresa brasileira, resultado de uma joint venture entre a SGS do Brasil e a Geosol Geologia e Sondagens, e concentra suas atividades em análises geoquímicas de solos, rochas e minérios, concentrados e ensaios metalúrgicos, bem como análises ambientais de águas, efluentes e resíduos industriais. A SGS Geosol oferece uma ampla gama de serviços, cobrindo as demandas de todas as etapas de projetos de exploração mineral, desde a preparação de amostras em laboratório próprio ou dedicado até análises químicas. O laboratório da SGS do Brasil/Geosol localiza-se no município de Vespasiano na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A excursão irá contemplar uma palestra de apresentação e a visita aos diversos laboratório da empresa.
Objetivo: "Trekking" pelas trilhas do Parque da Serra do Curral. Será possível conhecer a geologia e geomorfologia da área incluindo parte da sequência de rochas metassedimentares do Supergrupo Minas do Quadrilátero Ferrífero. Será apresentada a história geológica da Serra do Curral e discutidos aspectos relacionados ao uso e ocupação da Região Metropolitana de Belo Horizonte incluindo conflitos entre as cidades e as minerações.
A trilha que pode ser feita em 30 a 50 minutos de caminhada, com apenas uma subida mais forte no final, conduz ao topo da Serra do Curral no mirante 3 do parque. A trilha é bem larga e demarcada. Do alto, olhando para a direção norte, é possível avistar a cidade de Belo Horizonte onde daremos explicações sobre a geologia de toda região metropolitana. Ainda no mirante olhando em direção sul teremos a visão da região de Nova Lima e o cenário do Quadrilátero Ferrífero e as ocupações relacionadas às minerações e condomínios de luxo.
Serão oferecidos Folder sobre a trilha e mapa geológico da área.
O Laboratório de Geotecnia da Vale (LGV), iniciou as atividades em 2020, tendo como propósito a busca da excelência, padronização e qualidade dos ensaios geotécnicos. Desenvolve pesquisa buscando novas metodologias e soluções em ensaios geotécnicos, aplicadas aos desafios próprios da geotecnia na mineração: Grandes empilhamentos de rejeitos, quebra de partículas, etc.Durante a visita ao LGV, serão apresentados os Laboratórios de Caracterização e Ensaios Especiais para solos/rejeitos e o Laboratório de Mecânica das Rochas.
• 8h – Saída de BH
• 9h-12h - Visita aos Laboratórios
• 12h – Almoço Refeitório Vale
• 13h-16h30 - Continuação da Visita
• 17h30 – Chegada ao hotel
• Nome completo, RG, CPF de todos visitantes e motorista.
• Calçados devem ser fechados e não é permitido bermudas e outras vestes curtas.
• Comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Guias da excursão: Frederico Garcia Sobreira; Luis de Almeida Prado Bacellar
7:30 – Saída de BH
9:30 às 12:30 – 2 paradas, uma para visitar voçorocas de grandes dimensões no distrito de Cachoeira do Campo e outra para visitar talude em Ouro Preto com instabilidades recentes, incluindo rastejos, com muros deformados e escola destruída.
12:30 às 13:30 – Almoço em Ouro Preto (não incluído, por conta de cada inscrito).
13:30 às 17:00 – 3 paradas objetivando visitar diversos tipos de movimentos de massa (rastejos, rolamento de blocos, escorregamentos planares e em cunha).
19:00 – horário estimado para chegada à BH.
7h – Saída de BH
8h – Casa Alberto Flores (Mirante Marco Zero)
8h30 – ETAF I
10h – Memorial
12h – Almoço Refeitório Vale (Mina de Feijão)
13h30 – Mirante da Cava
14h – Mirante TCF
14h30 – Fazenda Recanto
16h – Território Parque em Córrego do Feijão
17h – Encerramento
20/11/2024 - Início da Submissão de trabalhos
09/12/2024 - Fim do 1º Lote de Ingressos
10/02/2025 - Fim do 2º Lote de Ingressos
31/03/2025 - Data Limite para Envio de Trabalhos
12/05/2025 - Fim do 3º Lote de Ingressos
14/05/2025 - Envio do Aceite, Recusa ou solicitação de alterações dos trabalhos
29/05/2025 - Limite prazo de envio do trabalho final, se solicitado alterações
10/06/2025 - Divulgação do resultado final de avaliações
30/06/2025 - Um dos autores deverá estar com a inscrição paga
10/07/2025 - Limite data envio das apresentações orais – Espaço Ágora
05/08/2025 - Fim do 4º Lote de Ingressos
APÓS 05/08/2025 - Último Lote de Ingressos
Patrocinadores Ouro
Patrocinadores Bronze