Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, do departamento de Botânica onde leciona em nível graduação e pós-graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado do Programa de Biologia Vegetal e do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG. Possui mestrado e Doutorado e Pós-doutorado em Ciências Biológicas, na área aplicada à biologia do solo visando a recuperação de áreas degradadas. Coordena o grupo interdisciplinar de estudos para recuperação de áreas degradas (GERA/UFMG).
A linha de pesquisa e estudos do GERA visa diagnosticar os impactos ambientais, propor projetos para recuperar e especialmente executar os projetos gerando modelos ou protótipos de recuperação a serem replicados. Esta linha de trabalho está direcionada aos seguintes temas: Recuperação de áreas degradadas (Revegetação, reabilitação e remediação), sob os aspectos físicos, químicos e biológicos, utilizando soluções baseadas na natureza tanto em áreas urbanas, rurais como preservadas. Atuamos em diferentes eco regiões atingidas com diferentes tipos de impacto (fogo, inundação, espécies invasoras, erosão, desertificação, mineração e desastres ambientais).
Dentre as estratégias de recuperação com soluções baseadas na natureza salientamos o emprego de vegetação selecionada e específica, a utilização de microrganismos promotores do crescimento vegetal e estabilizadores de solo assim como procedimentos de fito e biorremediação. Na recuperação de microbacias e nascentes impactadas por assoreamento, contaminantes e inundações, tanto em região urbana como rural, enfatizamos as drenagens naturais, pavimentos permeáveis e proteção contra desastres
Em áreas urbanas trabalhamos em parceria com a comunidade priorizando o estudo de soluções ambientais, sanitárias e socioeconômicas adequadas para cada grupo. O Grupo Gera também desenvolve estudos sobre matéria orgânica do solo, sequestro de Carbono e qualidade da água. Este grupo tem apresentado resultados exitosos em áreas urbanas e rurais para recuperação de agroflorestas, recuperação de nascentes, mata ciliar inundável, taludes instáveis, áreas preservadas, dentre outros.